quem somos
Somos uma equipe multidisciplinar que acredita no ensino e na transmissão de conceitos técnicos e sociais da arquitetura e do urbanismo de forma leve e divertida.
Propomos difundir o conhecimento da técnica e dos aspectos sociais da arquitetura e do urbanismo a um público menos especializado, incentivando o olhar crítico de pessoas de todas as idades - e especialmente das crianças - para a construção da cidade e de seus espaços.
Acreditamos que, assim, seremos todos protagonistas da construção de cidades mais justas e humanas.
Queremos que a arquitetura e o urbanismo comecem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental, médio e não apenas nas salas de aula das faculdades de arquitetura. Nos livros para as crianças, e não apenas em artigos acadêmicos. Acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. Casacadabra é um pequeno passo para essa transformação.
A qualidade do espaço pode mudar comportamentos, melhorar a convivência entre as pessoas, aumentar percepções e a apropriação do próprio espaço, desde a pequena escala da casa. Alerta disso, a criança cresce e cria, também, a consciência crítica em relação à cidade.
o que fazemos
• Incentivamos o olhar crítico para a construção da cidade e de seus espaços
• Levamos o conhecimento arquitetônico e urbanístico a um público menos especializado
• Desenvolvemos publicações infantis sobre arquitetura e urbanismo
• Criamos workshops e atividades educativas
• Fazemos pesquisas e diagnósticos urbanos
• Organizamos e facilitamos planejamento participativo
>> Nossas propostas, projetos e diagnósticos estão de acordo e seguem os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e se inserem especificamente nas ODS:
ODS 4 (Educação de Qualidade),
ODS 5 (Igualdade de Gênero),
ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e
ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas).
>> Fazemos parte do GT Infância, Juventude, Cidade, Educação, do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil)
cofundadoras
bianca antunes
Mestre em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), é jornalista formada e mestre pela ECAUSP (2000 e 2008). Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) de 2009 a 2016, e editora-assistente da mesma revista (2004 a 2009). É articuladora da iniciativa Urban95 em 11 cidades brasileiras.
Publicações | Pesquisa | Diagnósticos urbanos | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças
simone sayegh
Arquiteta formada pela FAUUSP (1995), e pedagoga (2020). Trabalha há 20 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos.
Publicações | Pesquisa | Diagnósticos urbanos | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças
colaboradoras
beatriz martinez
Beatriz Martinez é estudante de graduação na FAU-USP e realizou intercâmbio na Accademia di Architettura USI. É uma das fundadoras do projeto CoCriança, que, com jogos e atividades lúdicas, trabalha o empoderamento infantil para a transformação de espaços públicos e livres na periferia. Também colabora com o projeto A Casa de Açaí, da jovem cientista Francielly Rodrigues e sua orientadora Danielle Pereira, desenvolvendo atividades de mapeamento com crianças de comunidades ribeirinhas no interior do Pará.
Desenvolvimento de jogos educativos
luísa amoroso
Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro "Casacadabra: Cidades para Brincar", Luísa é arquiteta formada pela FAUUSP. Na faculdade, os projetos gráficos já a interessavam tanto quanto os edificados. Vem se dedicando à ilustração e ao design gráfico desde 2012, quando se formou.
Ilustração
carol hernandes
Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro "Casacadabra: Invenções para Morar", Carolina é designer e ilustradora formada pelo Istituto Europeo di Design (2014), cursou arquitetura e urbanismo na FAUUSP e é pós-graduanda em planejamento e produção de mídia impressa pelo Senai SP (2016).
Ilustração | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças