quem somos

Somos uma equipe multidisciplinar que acredita no ensino e na transmissão de conceitos técnicos e sociais da arquitetura e do urbanismo de forma leve e divertida.   

  

Propomos difundir o conhecimento da técnica e dos aspectos sociais da arquitetura e do urbanismo a um público menos especializado, incentivando o olhar crítico de pessoas de todas as idades - e especialmente das crianças - para a construção da cidade e de seus espaços.  

  

Acreditamos que, assim, seremos todos protagonistas da construção de cidades mais justas e humanas.

Queremos que a arquitetura e o urbanismo comecem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental, médio e não apenas nas salas de aula das faculdades de arquitetura. Nos livros para as crianças, e não apenas em artigos acadêmicos. Acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. Casacadabra é um pequeno passo para essa transformação.  

A qualidade do espaço pode mudar comportamentos, melhorar a convivência entre as pessoas, aumentar percepções e a apropriação do próprio espaço, desde a pequena escala da casa. Alerta disso, a criança cresce e cria, também, a consciência crítica em relação à cidade. 

o que fazemos   

• Incentivamos o olhar crítico para a construção da cidade e de seus espaços  

 

• Levamos o conhecimento arquitetônico e urbanístico a um público menos especializado

• Desenvolvemos publicações infantis sobre arquitetura e urbanismo  

 

• Criamos workshops e atividades educativas  

• Fazemos pesquisas e diagnósticos urbanos  

 

• Organizamos e facilitamos planejamento participativo  

>> Nossas propostas, projetos e diagnósticos estão de acordo e seguem os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e se inserem especificamente nas ODS:

ODS 4 (Educação de Qualidade),

ODS 5 (Igualdade de Gênero),

ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e

ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas).

>> Fazemos parte do GT Infância, Juventude, Cidade, Educação, do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil) 

cofundadoras

bianca antunes

Mestre em Planejamento Urbano e Cooperação Internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), é jornalista formada e mestre pela ECAUSP (2000 e 2008). Atua há 15 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) de 2009 a 2016, e editora-assistente da mesma revista (2004 a 2009). 

Publicações | Pesquisa | Diagnósticos urbanos | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças

simone sayegh

Arquiteta formada pela FAUUSP (1995), atualmente cursa pedagogia. Trabalha há 18 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos.

Publicações | Pesquisa | Diagnósticos urbanos | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças

colaboradoras

beatriz martinez

Beatriz Martinez é estudante de graduação na FAU-USP e realizou intercâmbio na Accademia di Architettura USI. É uma das fundadoras do projeto CoCriança, que, com jogos e atividades lúdicas, trabalha o empoderamento infantil para a transformação de espaços públicos e livres na periferia. Também colabora com o projeto A Casa de Açaí, da jovem cientista Francielly Rodrigues e sua orientadora Danielle Pereira, desenvolvendo atividades de mapeamento com crianças de comunidades ribeirinhas no interior do Pará.

Desenvolvimento de jogos educativos

luísa amoroso

Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro "Casacadabra: Cidades para Brincar", Luísa é arquiteta formada pela FAUUSP. Na faculdade, os projetos gráficos já a interessavam tanto quanto os edificados. Vem se dedicando à ilustração e ao design gráfico desde 2012, quando se formou.

Ilustração

carol hernandes

Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro "Casacadabra: Invenções para Morar", Carolina é designer e ilustradora formada pelo Istituto Europeo di Design (2014), cursou arquitetura e urbanismo na FAUUSP e é pós-graduanda em planejamento e produção de mídia impressa pelo Senai SP (2016).

Ilustração | Oficinas de urbanismo e arquitetura para crianças

escreva pra gente

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Vimeo
  • Branca Ícone LinkedIn

assine nossa newsletter

e fique por dentro das novidades

©Casacadabra 2019   Todos os direitos reservados   Design: Luísa Amoroso   Ilustrações: Luísa Amoroso