top of page

publicações + jogos

Aprender com diversão e ludicidade – e, de preferência, com muita mão na massa. É com esse objetivo que produzimos materiais e ferramentas para o ensino da arquitetura e do urbanismo para crianças e jovens. 

 

Nossos primeiros produtos foram os livros "Casacadabra", que trazem conceitos que a princípio parecem complicados de forma didática e divertida. Os livros também têm sugestões de atividades para serem feitas em casa ou na escola. Já os materiais lúdicos, como a maquete de papel e o gabarito urbano, estimulam o aprendizado por meio de trabalhos manuais. 

Livros

A série de livros infantis foca no ensino da arquitetura e do urbanismo de maneira divertida. Os livros são leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, com propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola.  

   

O leitor percebe as casas e as cidades como espaços lúdicos, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita. A série Casacadabra estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.

capa do livro casacadabra invenções para morar

invenções para morar

Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh

Ilustrações: Carolina Hernandes

 

Com interatividade e exercícios propostos para fazer em casa ou na escola, o livro leva o leitor a descobrir segredos e detalhes da arquitetura, ao mesmo tempo em que percebe as casas como espaços lúdicos: uma casa redonda, um dragão que mora no telhado, a casa que fica em cima da cachoeira.

Palavras a princípio complicadas – quem sabe o que é um brise soleil, um pilotis ou uma estrutura em balanço? – são explicadas de maneira simples, didática e recheada de ilustrações. 

capa do livro vou a pé

vou a pé

Bianca Antunes e Luísa Amoroso

Ilustrações: Luísa Amoroso

Quais são as aventuras e os sentimentos que a rua nos permite vivenciar? Sossô nos leva a uma descoberta de fantasias, emoções e brincadeiras que existem em seu caminho de casa até a escola – sempre a partir de sua perspectiva e no seu tempo. Neste trajeto, muitos sentimentos são despertados: alegria, surpresa, frustração, medo, calma. Vou a pé reforça a importância do caminho e lembra que a cidade também educa, inspira e cria memórias.

capa do livro casacadabra cidades para brincar

cidades para brincar

Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh
Ilustração: Luísa Amoroso

 

O "Casacadabra: Cidades para brincar" mostra as cidades como espaços lúdicos: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que serve pra encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando. Assim, os leitores percebem os espaços urbanos como vivos e abertos a brincadeiras, ao mesmo tempo em que entendem o papel do urbanismo e descobrem a essência de pequenos mistérios presentes nas cidades por onde passam e moram.

Materiais lúdicos

Pensando em ferramentas fáceis e que retomam o trabalho manual para incentivar a criatividade, a invenção e a criação de novos mundos, criamos jogos e materiais lúdicos que estimulam o aprendizado sobre arquitetura e cidade. 

maquete da casa de vidro

maquete casa de vidro

Para atiçar a imaginação das crianças com trabalhos manuais, produzimos com Valéria e Roberto Fialho (Nave Arquitetos) a maquete de papel da Casa de Vidro, da Lina Bo Bardi. Para cortar, dobrar, colar e construir a casa de Lina.

 

A Casa de Vidro está detalhada no livro "Casacadabra: invenções para morar".

jogo superarquitetas

jogo superarquitetas

Divirta-se conhecendo a história de arquitetas, urbanistas e designers de todo o mundo e de diferentes épocas em 34 cartas, e três formas de jogar.

Contém 2 cartas em branco para você incluir informações da sua profissional favorita

jogo trilhas urbanas

trilhas urbanas

Design de jogo: Beatriz Martinez

Ilustrações: Bruna Martins

Jogo de tabuleiro no qual, a cada passo, os jogadores mudam o futuro da cidade. Vencedor do 5o Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake (2023).

 

Enquanto um jogador cria desafios que podem acontecer no território-tabuleiro, os outros participantes precisam encontrar as soluções nas cartas que têm nas mãos. O Trilhas Urbanas traz, em suas cartas de soluções, o que há de mais inovador em temas como mobilidade urbana, meio ambiente, patrimônio histórico, cultura, espaços de brincar na cidade, entre outros. Todas as soluções são baseadas em ferramentas implementadas e testadas por urbanistas de vanguarda pelo mundo.

gabarito urbano

gabarito urbano

Um estêncil com formas urbanas, para a criança soltar a imaginação e criar cidades imaginárias. 

 

O gabarito foi pensado para incentivar a autonomia da criança, sem que seja necessária a intervenção didática de um adulto. Mas, claro, o produto também é recomendado para gente grande :-)

jogo vou a pé

jogo de memória + mico

Inspirado no livro Vou a Pé, de Bianca Antunes e Luísa Amoroso, este jogo instiga os participantes a observar os detalhes e surpresas da cidade em seus caminhos a pé. 

Compacto, pode ser levado para todos os lugares em suas aventuras pela cidade.

bottom of page