publicações + jogos
Aprender com diversão e ludicidade – e, de preferência, com muita mão na massa. É com esse objetivo que produzimos materiais e ferramentas para o ensino da arquitetura e do urbanismo para crianças e jovens.
Nossos primeiros produtos foram os livros "Casacadabra", que trazem conceitos que a princípio parecem complicados de forma didática e divertida. Os livros também têm sugestões de atividades para serem feitas em casa ou na escola. Já os materiais lúdicos, como a maquete de papel e o gabarito urbano, estimulam o aprendizado por meio de trabalhos manuais.
Livros
A série de livros infantis foca no ensino da arquitetura e do urbanismo de maneira divertida. Os livros são leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, com propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola.
O leitor percebe as casas e as cidades como espaços lúdicos, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita. A série Casacadabra estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.
invenções para morar
Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh
Ilustrações: Carolina Hernandes
Com interatividade e exercícios propostos para fazer em casa ou na escola, o livro leva o leitor a descobrir segredos e detalhes da arquitetura, ao mesmo tempo em que percebe as casas como espaços lúdicos: uma casa redonda, um dragão que mora no telhado, a casa que fica em cima da cachoeira.
Palavras a princípio complicadas – quem sabe o que é um brise soleil, um pilotis ou uma estrutura em balanço? – são explicadas de maneira simples, didática e recheada de ilustrações.
vou a pé
Bianca Antunes e Luísa Amoroso
Ilustrações: Luísa Amoroso
Quais são as aventuras e os sentimentos que a rua nos permite vivenciar? Sossô nos leva a uma descoberta de fantasias, emoções e brincadeiras que existem em seu caminho de casa até a escola – sempre a partir de sua perspectiva e no seu tempo. Neste trajeto, muitos sentimentos são despertados: alegria, surpresa, frustração, medo, calma. Vou a pé reforça a importância do caminho e lembra que a cidade também educa, inspira e cria memórias.
cidades para brincar
Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh
Ilustração: Luísa Amoroso
O "Casacadabra: Cidades para brincar" mostra as cidades como espaços lúdicos: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que serve pra encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando. Assim, os leitores percebem os espaços urbanos como vivos e abertos a brincadeiras, ao mesmo tempo em que entendem o papel do urbanismo e descobrem a essência de pequenos mistérios presentes nas cidades por onde passam e moram.
Materiais lúdicos
Pensando em ferramentas fáceis e que retomam o trabalho manual para incentivar a criatividade, a invenção e a criação de novos mundos, criamos jogos e materiais lúdicos que estimulam o aprendizado sobre arquitetura e cidade.
maquete casa de vidro
Para atiçar a imaginação das crianças com trabalhos manuais, produzimos com Valéria e Roberto Fialho (Nave Arquitetos) a maquete de papel da Casa de Vidro, da Lina Bo Bardi. Para cortar, dobrar, colar e construir a casa de Lina.
A Casa de Vidro está detalhada no livro "Casacadabra: invenções para morar".
trilhas urbanas
Design de jogo: Beatriz Martinez
Ilustrações: Bruna Martins
Jogo de tabuleiro no qual, a cada passo, os jogadores mudam o futuro da cidade. Vencedor do 5o Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake (2023).
Enquanto um jogador cria desafios que podem acontecer no território-tabuleiro, os outros participantes precisam encontrar as soluções nas cartas que têm nas mãos. O Trilhas Urbanas traz, em suas cartas de soluções, o que há de mais inovador em temas como mobilidade urbana, meio ambiente, patrimônio histórico, cultura, espaços de brincar na cidade, entre outros. Todas as soluções são baseadas em ferramentas implementadas e testadas por urbanistas de vanguarda pelo mundo.