publicações + jogos

Aprender com diversão e ludicidade – e, de preferência, com muita mão na massa. É com esse objetivo que produzimos materiais e ferramentas para o ensino da arquitetura e do urbanismo para crianças e jovens. 

 

Nossos primeiros produtos foram os livros "Casacadabra", que trazem conceitos que a princípio parecem complicados de forma didática e divertida. Os livros também têm sugestões de atividades para serem feitas em casa ou na escola. Já os materiais lúdicos, como a maquete de papel e o gabarito urbano, estimulam o aprendizado por meio de trabalhos manuais. 

Livros Casacadabra

A série de livros infantis foca no ensino da arquitetura e do urbanismo de maneira divertida. Os livros são leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, com propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola.  

   

O leitor percebe as casas e as cidades como espaços lúdicos, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita. A série Casacadabra estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.

invenções para morar

Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh

Ilustrações: Carolina Hernandes

 

Com interatividade e exercícios propostos para fazer em casa ou na escola, o livro leva o leitor a descobrir segredos e detalhes da arquitetura, ao mesmo tempo em que percebe as casas como espaços lúdicos: uma casa redonda, um dragão que mora no telhado, a casa que fica em cima da cachoeira.

Palavras a princípio complicadas – quem sabe o que é um brise soleil, um pilotis ou uma estrutura em balanço? – são explicadas de maneira simples, didática e recheada de ilustrações. 

cidades para brincar

Texto: Bianca Antunes e Simone Sayegh
Ilustração: Luísa Amoroso

 

O "Casacadabra: Cidades para brincar" mostra as cidades como espaços lúdicos: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que serve pra encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando. Assim, os leitores percebem os espaços urbanos como vivos e abertos a brincadeiras, ao mesmo tempo em que entendem o papel do urbanismo e descobrem a essência de pequenos mistérios presentes nas cidades por onde passam e moram.

Materiais Lúdicos

Pensando em ferramentas fáceis e que retomam o trabalho manual para incentivar a criatividade, a invenção e a criação de novos mundos, criamos jogos e materiais lúdicos que estimulam o aprendizado sobre arquitetura e cidade. 

maquete casa de vidro

Para atiçar a imaginação das crianças com trabalhos manuais e a construção de uma casa, produzimos juntamente com Valéria e Roberto Fialho (Nave Arquitetos) uma maquete de papel da Casa de Vidro, da Lina Bo Bardi. Para recortar, dobrar, colar e construir a casa de Lina. 

 

A Casa de Vidro também está detalhada no livro "Casacadabra: invenções para morar".

gabarito urbano

Um estêncil com formas urbanas, para a criança soltar a imaginação e criar cidades imaginárias.

 

O gabarito foi pensado para incentivar a autonomia da criança, sem que seja necessária a intervenção didática de um adulto. Mas, claro, o produto também é recomendado para gente grande :-)

escreva pra gente

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Vimeo
  • Branca Ícone LinkedIn

assine nossa newsletter

e fique por dentro das novidades

©Casacadabra 2019   Todos os direitos reservados   Design: Luísa Amoroso   Ilustrações: Luísa Amoroso